porque não há longe nem distância... estou mais perto do azul e da luz_____________esta mostra-me coisas que não via _________a vida, viagem cheia de apeadeiros caminhos e atalhos___vivo ___________deixo que a consciência se torne UNA.
Insanidade
(dessa água não bebo. )Escorre cal pela parede caiadatal qual um corpo muito brancoerguendo seu cotoveloque vem emergir devagar do fundo do lododa loucura.Tal visão, cria um método,formaque se enrosca nas raízes da memóriae eu construo uma rosácea de sonhos estranhos...E num sobressalto acordoa vasculhar minhaslembrançaspara não perdera razão.Júlio Carvalho
30
Vasculhar Cai a água do tormentoNo meu corpo aliviadoDeleitando-me num momentoArrepiantemente desejadoA minha pele sabe a salProvada pela loucuraO meu nome é “cal”Dizes-me com ternuraDo lodo fazes emergir Raízes negras entranhadasTuas palavras são o sorrirDe inspirações descompassadasRecorro ao método até à exaustãoDeixando as quadras prostradasApoio o cotovelo no chãoE as pernas entrelaçadasDesenharam-me uma rosáceaNaquela pedra tumularOnde despejaste a faláciaNos lábios, a vasculhar…Dormindo no meu coloDeste um sobressalto ao lerQue tão grande desconsoloSeria não te conhecer.Eli Rodrigues
31
inícioassim passava os dias. o corpo imerso na água. em repouso ou possuído pela fome a vasculhar no lodo algo que a matasse,muitas vezes recorria ás polpudas raízes das plantas que vingavam nas pantanosas águas.o ser tinham um corpo, mas desconhecia-o.era uma identidade.não existia a palavra. o pensamento ainda só um sobressalto expresso por descontroladas vagas de emoções como se demente vontade destruidora o possuísse.pois não seria loucura quando através das águas via, lá muito ao longe, uma luminosa rosácea colorida por tão ricos tons diversos dos da homogeneidade brumosa do pântano, da qual sabia emanar o calor que bem gostava de sentir e, ao fitá-la um louco e intenso desejo impeli-lo a abandonar o pântano?explorar o que via e sentia para além do seu mundo?cada vez mais forte aquela insanidade impelindo-o a emergir apesar do medo crescer proporcionalmente. sentia que seria destruído naquele espaço desconhecido e hostil.quedava-se a digerir o alimento deitando-se no fundo, onde encontrasse águas mais límpidas, a fitar a sua tentação. a receber o calor que lhe atenuava o frio que sempre o possuía. ficava inerte. esquecido. a olhar todas aquelas coloridas vibrações e quanto mais o fazia mais o louco desejo o invadia. o impelia. apesar do medo.e de vontade tão intensa o pensamento começou a ganhar forma, estrutura e método.congeminou que tinha que emergir. não controlava o impulso. mas tinha que o fazer duma forma segura. uma que lhe permitisse recolher-se ao seu ambiente, ao menor sinal de perigo.tanto pensou na questão, pesquisou os lugares onde terminava o pântano, onde as águas acabavam, até que escolheu um local. um dia, a medo, o ser emergiu das águas. rastejante. apoiando-se no cotovelo. pela primeira vez em terra firme.sentiu e viu, em toda a sua variedade, aquele mundo desconhecido, mas que, inexorável, o atraíra. viu, com uma nitidez nunca antes possível, o esplendor da quente rosácea fonte de luz e calor brilhando lá longe, muito alto.aos poucos, fascinado, o ser ergueu-se.
erecta figura de um branco de cal.
pele engelhada faiscando ao sol.iniciou a caminhada.TMara
32
Falo-te de rosácea
um breve emergir
o método eficaz de raízes
no meu corpo sobressalto
e que será de loucura
este lodo
a vasculhar
ou de cal o cotovelo
da nossa água amor.
Paula Raposo
Interessantes todos os vários rumos escolhidos. Muito estimulante!
Parabéns para todos os companheiros de jornada! :))Cada vez melhores os textos
e assim se renova a semântica de cada um ao sabor de uma imagética bem pessoalizada.Eremita. Tu (e todos) estás mesmo de PARAbÈNS!a inciativa foi árvore que deu frutos!beijos.
Parabéns a todos! Pela variedade, pela beleza dos textos, pelo esforço.
Os meus parabéns a todos e em especial ao Eremita. Bjinhos
Olá EremitaEstamos todos muito felizes por ver a evolução deste jogo que sempre intrepretei como uma brincadeira de excelentes manuseadores de palavras (bem portuguesas, claro, e sem o absurdo acordo ortográfico)Apesar de não entrar no livro previsto para Outubro, a todos desejo o maior sucesso. E que o jogo continue...A todos os participantes, um carinhoso abraço com muita Paz a alegria nos seus caminhos
Como participante agradeço a todos que nos dirigiram parabéns e votos de incentivo para continuarmos.Ao mentor deste desafio endereço,mais uma vez, o meu abraço de felicitações, não só pela ideia como também por todo o trabalho inerente à apresentação dos nossos textos.Brindemos!Um abraço para todos.
Obrigada por ter podido participar!! Beijos a todos.
Tomando o tempo suficiente para ler e saborear as diversas abordagens, acho sinceramente que tenho que deixar os parabéns a todos. Parece-me este um dos melhores jogos, até agora. Daqui para a frente, é só melhorar... :)
Enviar um comentário
9 comentários:
Interessantes todos os vários rumos escolhidos. Muito estimulante!
Parabéns para todos os companheiros de jornada! :))
Cada vez melhores os textos
e assim se renova a semântica de cada um ao sabor de uma imagética bem pessoalizada.
Eremita. Tu (e todos) estás mesmo de PARAbÈNS!
a inciativa foi árvore que deu frutos!
beijos.
Parabéns a todos! Pela variedade, pela beleza dos textos, pelo esforço.
Os meus parabéns a todos e em especial ao Eremita.
Bjinhos
Olá Eremita
Estamos todos muito felizes por ver a evolução deste jogo que sempre intrepretei como uma brincadeira de excelentes manuseadores de palavras (bem portuguesas, claro, e sem o absurdo acordo ortográfico)
Apesar de não entrar no livro previsto para Outubro, a todos desejo o maior sucesso. E que o jogo continue...
A todos os participantes, um carinhoso abraço com muita Paz a alegria nos seus caminhos
Como participante agradeço a todos que nos dirigiram parabéns e votos de incentivo para continuarmos.
Ao mentor deste desafio endereço,mais uma vez, o meu abraço de felicitações, não só pela ideia como também por todo o trabalho inerente à apresentação dos nossos textos.
Brindemos!
Um abraço para todos.
Obrigada por ter podido participar!! Beijos a todos.
Tomando o tempo suficiente para ler e saborear as diversas abordagens, acho sinceramente que tenho que deixar os parabéns a todos. Parece-me este um dos melhores jogos, até agora. Daqui para a frente, é só melhorar... :)
Enviar um comentário