quarta-feira, agosto 15, 2007

Hoje, 15 de Agosto de 2007-08-15


passa o feriado designado de Nossa Senhora da Ascensão.

É bom lembrarmos que passa uma festividade pagã, ligada à terra e aos seus produtos – colheitas – que a igreja católica recobriu com o vasto manto com que cobre a Virgem.

O excesso de zelo da igreja católica em retirar do calendário tudo o que fugisse aos seus parâmetros e em que sentisse um ligeiro perfume pagão, fez com que se perdessem velhos e bons costumes, como este, de gratidão por tudo o que a terra dá.

Afinal agradecermos o que a terra nos dá, não é mostrar gratidão a Deus?
E não é Deus um só e a UNIDADE?
Não é a terra e tudo o que dela nasce e a ela retorna, obra sua?

O nome do mês - Agosto, deriva do nome do imperador Augustus, que assim nomeou este mês por ser considerado tão importante e nele congregarem, os homens, a gratidão aos frutos da terra que lhe permitem existir, alimentar-se e viver.

Ao recobrir estas festividades a igreja afastou o homem da natureza, sendo que para mim a única Igreja/espaço é o mundo. As serranias, os rios, as florestas, os bosques, os prados, as searas, todas as culturas que dela brotam por labor humanos e fecundidade do planeta vivo.

Este recobrir outras festividades de forma redutora nada mais representa do que a lógica de poder, sendo que a lógica de poder tem a ver com o poder terreno.
Que posso dizer à igreja católica senão inquirir-lhe qual é, afinal, a sua área?

A espiritual ou a terrena e material?

6 comentários:

blue disse...

obrigada, eremita. que a viagem encetada possa prosseguir com cada vez maior sabedoria.

Anónimo disse...

obrigada.


________________.





e boa noite.


/piano.

bettips disse...

Fascinante! Ainda bem que me apareceste no caminho... Gosto de te saber, decidido...ah como eu gostava de decidir! E o que li deu-me "verde", verde-Gerês, verde-água, verde-esperança. Curioso teres falado na primera chuva que eu também notei orvalhando o verão.
E és sempre bem recebido não como
um eremita mas como um sábio sonhador! Abraços

Anónimo disse...

branco Tu. quase vestal.





abraço.



obrigada...:)))


/piano.

bettips disse...

Completamente de acordo sobre as bençãos! Animais não precisam... mas gosto do simbolismo, meio pagão, como a festa das colheitas e o solstício etc. Janas é perto de Sintra, por ali à volta há testemunhos muito antigos. Algarve só o das pedras e silêncios, cheiro de amêndoas, terra vermelha, água balanço azul. Fica bem. Abr

SILÊNCIO CULPADO disse...

Este é um sítio maravilhoso onde se encontra uma pessoa madura com um olhar sábio sobre a vida e o que o rodeia. As informações colhidas da experiência por uma alma sensível e atenta, deram lugar a mensagens espectaculares com que me deliciei nesta visita. Voltarei mais vezes.